E qual o interesse em manter um sistema educativo que não aplica estratégias tendo em vista um efectivo desenvolvimento intelectual daqueles que o frequentam?
Esse tipo de finalidade pouco interessa. Importantes são as estatísticas.
As coisas acontecem, sucedem e a gente aproveita ou não. Há um jogo de meninos que, em Portugal, se chama cama de gato (...) eu acho que na vida o que há, é um jogo perpétuo de crianças com a cama de gato, que a vida vem de vez em quando e apresenta-nos o problema, olhamos e vemos como havemos de tirar, depois metemos os dedos, fazemos assim e sai outra coisa. È que toda a nossa habilidade é tornar a ser crianças para ver como é que sai a cama de gato. Agostinho da Silva
Sucesso escolar ou a intrujice que se esconde nas estatísticas. *
A taxa de reprovação diminuiu?
Sim.
Se a taxa de reprovação diminuiu então isso quer dizer que a qualidade do ensino aumentou?
Não.
Como é que taxa de reprovação diminui e a qualidade do ensino não aumenta?
Fácil. Basta criar um sistema em que a reprovação se torne um processo ainda mais burocrático e dota-lo de penalizações para as instituições e docentes que não privilegiem o sucesso escolar. Claro que este sucesso é independente do nível de competências revelado pelo aluno.
E qual o interesse em manter um sistema educativo que não aplica estratégias tendo em vista um efectivo desenvolvimento intelectual daqueles que o frequentam?
Esse tipo de finalidade pouco interessa. Importantes são as estatísticas.
Editado por Midas , 9/05/2007
Sem comentários:
Enviar um comentário