Reflexão I
Não é uma novidade, mas é um facto bem presente nos últimos tempos.
O que pensam do uso de menores em publicidade?
O que pensam do uso de menores em publicidade?
As coisas acontecem, sucedem e a gente aproveita ou não. Há um jogo de meninos que, em Portugal, se chama cama de gato (...) eu acho que na vida o que há, é um jogo perpétuo de crianças com a cama de gato, que a vida vem de vez em quando e apresenta-nos o problema, olhamos e vemos como havemos de tirar, depois metemos os dedos, fazemos assim e sai outra coisa. È que toda a nossa habilidade é tornar a ser crianças para ver como é que sai a cama de gato. Agostinho da Silva
Editado por Midas , 5/04/2006
5 comentários:
Para mim. não acho que seja muito grave, da mesma forma que quando necessários e revelando talento, não vejo qualquer problema. O problema está nos pais quando querem à toda a força que os seus filhos sejam estrelas da tv ou do futebol, aí sim existe um problema, quando os pais descarregam as suas frustações tentando que os filhos sejam aquilo que até nem querem
parece-me que o uso de menores em publicidade, especialmente quando não estamos a falar de produtos directamente relacionados com crianças (tipo fraldas ou papas) é dispensável... é um recurso ao fácil (tão fofo, o miúdinho a dizer: "puf... que cheiro..." e a carregar no coisinho que dá cheiro na casa de banho).
sendo, no entanto, descupável em situações de criação de uma certa educação da consciência social (como o caso do ecoponto), porque acho que, nesse caso, miúdos e pais aderem com mais facilidade ao conceito do "ecologicamente correcto", que não está muito entranhado na nossa sociedade.
posto isto, ainda acrescento que, nesta altura, já estamos cheios de sorte porque o regulamento do código do trabalho já prevê especificamente a participação de menores em espectáculos e outras actividades (art. 138º e seguintes) e, pese embora o facto de eu estar convencida que, a maior parte das vezes, estas regras caem em saco roto, e de não estar a imaginar a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da área da residência habitual do menor a preocupar-se muito com estes detalhes (têm muito mais que fazer e poucos meios), já é um princípio.
ufa, este é, salvo melhor e mais completo parecer, a nossa opinião.
Não me agrada que o sucesso de um produto possa derivar de um sorriso, ou riso, de uma criança. Não me agrada a apropriação. A maioria das pessoas nem se apercebem de que forma foram convencidas a comprar, provavelmente acontece com a maioria dos produtos, mas na verdade quando se trata de crianças o sucesso é garantido.
A luta na maioria dos casos é demasiado desigual, por tudo aquilo que simbolizam... Ou não fossem o futuro idealizado da nossa sociedade.
Os menores, são tão necessários à publicidade, como a loira de metro e oitenta, magra e de silicone implantado, é necessária, para vender automóveis.
Os menores, são tão necessários à publicidade, como a jovem nua,é necessária, para vender àgua ou iogurtes.Etc...Etc...
O discurso publicitário é persuasivo e manipulativo, logo, irracional.Explora intencionalmente as emoções do público. Todos sabemos isso.
Por que razão é que a ´velha avó não pode fazer vender as fraldas para o neto?
Por que razão é que a velha avó não pode fazer vender o automóvel? Etc...Todos sabemos porquê.
Ilusões da nossa civilização.
Não deixa de ser trabalho infantil, mas como o menino aparece na televisão e por isso vai ser famoso, já fecham os olhos!!!
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