O regresso do iberismo, ou um novo mapa da regionalização.

Publicado no Financial Times de 13 de Outubro de 2007.

Ainda não tinha visto esta obra de geografia politica contemporânea, mas ficou porreiro, pá! São as campanhas de divulgação da imagem de Portugal lá fora a produzirem os seus efeitos. Se não tivessem sido investidos tantos milhões de euros ao longo dos últimos anos o mais provável seria aparecerem, apenas e só, os topónimos Algarve e Praia da Luz. Assim sempre se fica a saber que existem mais algumas localidades, nessa pitoresca província espanhola, ligadas por estrada.
Pode ser que se estenda o “alto astral”, proporcionado pelas receitas turísticas na Andaluzia, ao restante território do sul da Ibéria.
Este tipo de acção garante um importante auxílio às iniciativas do governo da nação portuguesa, que tudo tem feito para que o acerca do Allgarve se construa uma nova consciência geográfica.
Só foi pena o recorte ter sido feito tão a sul… Sempre teria a sua graça ver o topónimo “Spain” montado entre o Cabo Raso e Alcochete.

7 comentários:

rita disse...

enquanto vais buscar o murganheira, sempre aproveito para reparar que, mesmo assim, algarve está escrito com um "l" só.
digo eu, sossegadita no meu canto, que a maior parte das vezes nem consta dos mapas portugueses, e dos estrangeiros só por graça do anti-ciclone.
mas está deveras porreiro, pá!

r disse...

Sua Alteza Real anda de consciência turva. Queira saber que o mapa que nos apresenta é a concretização do desejo de Saramago, nem publicidade, menos ainda montaria.

Saiba também que este comentário é irrepetível tanto no trato, como no conteúdo propriamente dito.

Aproveita o dia, enquanto a noite não se faz chegar.

Midas disse...

Pois é Rita, estás a pagar os custos da interioridade Atlântica. Esses territórios abandonados até costumam aparecer nos mapas o problema é que são pequenos e quase ninguém dá por eles. O Atlântico é demasiado vasto.

Muito bem Rosa! Sua Alteza Real não está mal. Até já denota espírito obediente. Tem é o inconveniente de demonstrar proximidade. Pormenor nunca interessante nas hierárquicas de poder, mesmo que virtuais... Sendo assim, Vossa Alteza Real se faz o favor.

r disse...

Dah!
«Sua Alteza Real», alteza de si próprio, interioridade da realeza (própria). Achas que alguém anseia transformar-se em ouro?
Nem prata, quanto mais ouro.

É caso para tseeeeeeeeeeeeeeee

Midas disse...

O Rei possui a sabedoria para ouvir o seu povo. E vós não quereis obedecer. Interiorizais a emancipação como forma de contestar a sabedoria. Apenas vos digo: Sereis carrasco da vossa própria sorte.

r disse...

Miau

Midas disse...

Muito bem!
Mais meia décima na escala de prestigio.