Resposta a uma modinha (terça-feira, Novembro 13, 2007).


Escolhi entre alguns que andam à mão. Trabalhos de ideias incontáveis num só parágrafo. Parágrafos de ideias inarráveis num só trabalho.
O excerto foi matematicamente retirado da página 161 (incluindo a 5ª linha) de O Ultramar Português no Século XIX (1834 – 1910), da autoria de Silva Rego [1] e editado pela Agência-Geral do Ultramar em 1966.
O parágrafo seguinte corresponde a uma citação do autor ao Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa [2]. Alínea onde fica patente um dos momentos (1876) de diversificação no estudo das ciências, em particular das geográficas que então tinham um carácter mais geral e aglutinador de saberes, no seio da então recém criada Sociedade de Geografia de Lisboa (1875).

«Na última sessão deste ano, realizada em 29 de Dezembro, criaram-se mais secções de estudo, presididas todas por eminentes homens de ciência: de náutica, de geografia matemática e física, de geografia médica, de antropologia e ciências naturais, de geografia politica, de etnologia e viagens e, finalmente, de geografia histórica e arqueologia.»



[1] Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas Ultramarinas.

[2] Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, n.º 1, Dezembro de 1876, pp. 48-51.

Sem comentários: