Especulação.

Ao pensar que conhecemos a forma como operam e se organizam os estados, nas suas relações de poder com outros estados, devemos considerar que aquilo que observamos e definimos como presente, por vezes, representa um estádio passado. Evoluiu longe do nosso olhar. Não me refiro às bombas que matam ou distraem, nem aos figurantes políticos, mas sim ao momento em que se define aquilo que se pretende de um dado território, o que se vai fazer para alcançar um determinado objectivo e depois... Qual a estratégia de comunicação. Falo-vos da Real Politik.

Disponibliza-se a mensagem, necessária para que nos possamos considerar cidadãos informados.
É importante pensar que conhecemos a sociedade em que vivemos e o modo como esta se relaciona com o mundo.
Lá vamos conhecendo, cada vez mais e melhor, mas temos de pesquisar, não aceitar como adquirido aquilo que simplesmente nos é dado. Ou então? Entorpecimento, nevoeiro...

Conhecemos a história, ou mais uma estória da história, das ditas relações. O facto passado que se difunde como se de um acontecimento presente se trata-se .

1 comentário:

rita disse...

parece-me que:
- se não há uma curiosidade bem ginasticada e uma boa relação de conhecimentos adquiridos;
- e se nos acomodamos com o que nos escolhem informar;
damos com o entorpecimento, o nevoeiro, e acrescento, a frase-feita oca de significado e baseada em trivialidades que se tomam como verdades absolutas.
o que é uma lástima, num mundo em que há tanta informação à disposição de quem a quiser.